A crise financeira global gerou aumento considerável no tráfego de sítios especializados em notícias, análises e indicadores de economia e negócios. ‘Páginas de investimentos estão quentes, no momento, porque as pessoas querem saber o que está acontecendo com suas ações’, resume Mark Interrante, diretor do Yahoo Finance. ‘Nós ficamos impressionados com o tráfego. As pessoas estão perguntando o que está acontecendo, como [esta crise] as afeta e que rumo irá tomar’.
No espaço reservado no Yahoo Finance para que os internautas conversem online sobre dinheiro e finanças, a atividade subiu 40% nas últimas semanas. O Tech Ticker, programa de vídeos noticiosos do sítio, também notou crescimento de visitas. ‘Este será um mês recorde para nós’, diz Interrante.
Em setembro, as buscas no Google pelo termo ‘ações’ triplicaram. A companhia americana Akamai Technologies, que monitora tráfego online de grandes sítios de notícias como os das emissoras NBC e BBC, afirma que as visitas a estas páginas atingiram índices recorde com a crise. O jornal financeiro Wall Street Journal registrou, recentemente, a marca inédita de dois milhões de visitantes em um único dia.
Auto-ajuda
Sítios que fornecem conselhos e dicas de como economizar dinheiro, como o SavingAdvice.com, também tiveram aumento de audiência. ‘Nosso público está claramente preocupado com suas economias de aposentadoria e com a possibilidade de acordar pensando se poderá abastecer o carro, pagar a hipoteca ou arcar com a educação do filho’, diz Matt Edelman, executivo-chefe do PeopleJam.com, especializado em dicas em geral.
O FindHow.com, criado como fonte de informações para pessoas que querem fazer todo tipo de coisas sem ter que pagar por profissionais, também viu aumento de interesse depois da crise. ‘Se eu fosse uma pessoa de apostar, apostaria que [sítios do tipo] ‘faça você mesmo’ crescerão nos próximos meses’, diz o presidente da página, Dave Smith. Informações da AFP [9/10/08].