O investidor Warren Buffett, de 80 anos, deixará o conselho da Washington Post Company. A validade de seu período expira em maio, e não será renovada. Buffett está há quase 40 anos no conselho, com exceção de um período de oito anos quando saiu para servir ao conselho da Capital Cities, na época proprietária da rival de mídia ABC. ‘Pelos últimos 37 anos, fomos privilegiados em ter no nosso conselho talvez o melhor conselheiro que qualquer empresa teria pensado neste período’, afirmou Donald E. Graham, presidente da Washington Post Company. ‘Warren nos encorajou a continuar a consultá-lo sobre questões da empresa’.
A decisão de Buffett é um dos sinais mais recentes de que ele está encerrando sua longa e bem sucedida carreira. Em outubro, o investidor nomeou um sucessor para administrar os investimentos de sua empresa, a Berkshire Hathaway. Em 2006, ele abriu mão de sua cadeira no conselho da Coca-Cola. A Berkshire Hathaway, que também é proprietária do jornal Buffalo News, é a maior acionista do Post, com 21% das ações abertas, no equivalente a US$ 1,7 milhão. Buffett era ainda conselheiro e amigo íntimo de Katharine Graham, que foi, por muito tempo, presidente da Washington Post Company.
Não se sabe ainda o efeito que a saída de Buffett terá para a imagem do grupo. ‘Gosto do Post desde que entregava 500 mil cópias do jornal quando era jovem, em Washington. O amor pelo produto, empresa e gestão continua imbatível. Sempre estarei disponível para ajudar a administração em qualquer questão. Foram 37 anos ótimos’, disse Buffett. Informações de Jeremy W. Peters [New York Times, 20/1/11].