Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornais baratos e práticas publicitárias questionáveis

Um dos principais jornais da Índia, o Daily News & Analysis (DNA), lançou no mês passado uma campanha publicitária inusitada, com anúncios na primeira página com frases como ‘Dinheiro não pode comprar nossa integridade. Esteja nas manchetes amanhã. Mas pagando por isso’. A chamada para anunciantes faz referência à prática de alguns jornais em dar cobertura favorável a empresas que compram espaços publicitários em suas páginas.

Ultimamente, segundo artigo da revista Economist [1/5/08], jornais indianos estão aceitando pagamentos por anúncios na forma de ações na empresa do anunciante. O The Times Group, maior grupo de mídia do país, começou com a prática em 2004. De acordo com seu sítio, já existem 120 acordos desta natureza. Os executivos do grupo garantem que isto não influencia a cobertura.

A indústria jornalística está crescendo no país, com novos títulos a cada mês. Mais de 350 milhões de indianos não assinam jornais, o que representa um mercado em potencial. Um relatório da PricewaterhouseCoopers estima que a indústria da Índia deve crescer de US$ 3,6 bilhões em 2007 para quase o dobro em 2012. O preço dos jornais, no entanto, é absurdamente baixo, devido à guerra de preços, o que deixa os diários extremamente dependentes de anunciantes.