Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornais fazem acordo para partilha de conteúdo

Cinco grandes jornais de Nova Jersey e Nova York anunciaram na semana passada que compartilharão artigos e fotos, reforçando uma tendência de cortes de custos e consequente cooperação na indústria jornalística dos EUA. O consórcio é formado pelos jornais Daily News, Star-Ledger, Buffalo News, Record e Times Union. Alianças semelhantes foram formadas no ano passado em Ohio, Pensilvânia, Flórida e Texas.

Muitos jornais americanos já reduziram suas equipes e fizeram algum tipo de acordo para compartilhar conteúdo, o que permite que eles expandam seu alcance sem custo adicional. No entanto, isto levanta questões sobre a diminuição da competição entre as publicações. ‘A questão é: o que vai impedir que um jornal diga que não vai cobrir tal evento, ao saber que outro vai?’, indaga Rex Smith, editor do Times Union. ‘Temos que nos fiscalizar para que isto não ocorra’.

Cooperação vs. Exclusividade

Juntos, os jornais do consórcio têm tiragem diária de mais de 1,3 milhão nos dias de semana. Executivos esperam que outros diários juntem-se a eles. Material investigativo e colunas de opinião permanecerão como conteúdo exclusivo de cada jornal. Um sistema de computador para tornar a troca mais rápida e simples ainda está em desenvolvimento.

Um teste foi feito na cobertura da queda de um avião que fazia o trajeto Newark -Buffalo, no dia 12/2. O Star-Ledger e o Buffalo News compartilharam seus trabalhos. James P. Willse, editor do Ledger, reconheceu, no entanto, que será difícil dividir conteúdo com o Record, seu maior rival em Nova Jersey.

Além do estímulo de gerar mais conteúdo com menos gastos, alguns jornais americanos – ainda que não admitam – parecem ter concordado em participar de iniciativas como esta motivados pela insatisfação com a nova tabela de preços da agência de notícias Associated Press. ‘Esta não é uma iniciativa anti-AP’, insiste Willse. ‘Mas acho que qualquer jornal maior tem alternativas de se obter conteúdo’. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 19/2/09].