A Press Complaints Commission (PCC), agência que fiscaliza a imprensa no Reino Unido, encontrou irregularidades na cobertura de 10 jornais sobre um caso de suicídio. No total, a PCC contabilizou 12 artigos online e impressos nos veículos Daily Mirror, Mirror.co.uk, Sun, Thesun.co.uk, Daily Star, Telegraph.co.uk, Mail online, Metro.co.uk, Independent.co.uk, Thelondonpaper.com, Dailyrecord.co.uk e Crawleyobserver.co.uk que violavam a Cláusula 5 do código de conduta que deve ser seguido pelos jornais britânicos.
A Cláusula 5, redigida com o objetivo de evitar o risco de suicídios copiados, pede que editores não publiquem detalhes em excesso sobre os métodos usados por suicidas. A agência descobriu que os artigos em questão, publicados no fim de novembro, continham muitos detalhes sobre o caso de um homem que se matou usando uma serra elétrica.
‘Os jornais fizeram mais do que uma simples referência ao fato de o homem ter usado uma serra elétrica para se matar. Descreveram a maneira como a serra elétrica foi ativada e posicionada. A comissão considera esta informação excessiva’, declarou a PCC, ressaltando que a informação foi fornecida aos jornais por uma agência de notícias. ‘Este caso demonstra a importância do processo de edição para remover detalhes excessivos antes da publicação impressa ou online’. Informações de Oliver Luft [Guardian.co.uk, 5/1/09].