Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornais receberam e-mails de deputado há um ano

Pelo menos dois jornais americanos receberam, no fim do ano passado, a informação sobre as mensagens de e-mail enviadas pelo então deputado Mark Foley a adolescentes, informam Anne Kornblut e Katharine Seelye [The New York Times, 3/10/06]. O St. Petersburg Times e o Miami Herald receberam, em novembro de 2005, cópias de uma troca de e-mails entre o republicano e um jovem, mas nenhum dos dois títulos conseguiu reunir material suficiente para publicar a história.

Foi apenas há duas semanas que o caso veio à tona. Divulgado por um blogueiro anônimo, cresceu na mídia e levou outros adolescentes a denunciar o deputado. Segundo as acusações, Foley – que renunciou ao cargo – enviava mensagens obscenas a estagiários adolescentes da Câmara dos Representantes. A Comissão de Ética da Câmara abriu, na semana passada, uma investigação sobre o escândalo sexual.

Segundo o St. Petersburg Times, logo após o recebimento das cópias das mensagens, no ano passado, o adolescente, que era menor de idade, foi procurado, mas não permitiu que seu nome fosse publicado. O jornal, então, não quis divulgar acusações sérias com base em fontes anônimas. Nenhuma das empresas de comunicação parece ter levado em conta a dimensão que a história teria quando tornada pública.

Quando foi questionado sobre os e-mails, Foley teria insistido que estava tentando apenas ser amigável com o jovem, contou o editor de política Scott Montgomey. Já o editor do Miami Herald, Tom Fiedler, afirmou que as mensagens iniciais não justificavam a publicação de uma matéria por serem bastante ambíguas.

Blog misterioso

Apenas em 24 de setembro deste ano a informação foi parar no blog Stop Sex Predators. Quatro dias depois, o controverso caso foi noticiado pela ABC News. O sítio, que pode ter seu nome traduzido como “Parem os predadores sexuais”, foi criado em julho, “dedicado a expor predadores sexuais antes que eles cheguem a nossos filhos”. O blogueiro diz ter recebido em 21 de setembro e-mails de leitores sugerindo que Foley representava uma ameaça a “jovens atraentes”.

Nota de Peter Hamby no sítio da CNN [4/10/06] questiona como justamente um blog desconhecido foi receber tais e-mails, e na blogosfera se comenta a mesma suposição: de que Stop Sex Predators foi criado por alguém que já possuía as mensagens do deputado e queria divulgá-las. A identidade do blogueiro continua um mistério.