Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal católico em guerra com blogueiros italianos

O Avvenire, principal jornal católico italiano, acusa blogueiros do país de espalhar informações falsas ao postar na internet um documentário da BBC que alega que a igreja teria ocultado casos de abuso sexual de crianças. O documentário foi exibido pela rede britânica em outubro, mas nunca passou na Itália. Agora, blogueiros o traduziram e legendaram e ele se tornou o vídeo mais popular da versão italiana do sítio de compartilhamento de vídeos do Google.

O programa analisa o que é descrito como um ‘documento secreto’ de 1962 que determinava um procedimento para lidar com abuso sexual infantil na igreja católica. O documento imporia um juramento de sigilo entre a criança vítima, o padre e qualquer testemunha. Segundo o documentário, a regra teria como objetivo proteger a reputação do padre durante a investigação do caso, mas poderia significar também um ‘plano para a ocultação’ de fatos.

Contra-ataque

O Avvenire, que pertence à Conferência dos Bispos Católicos Romanos, classificou o programa de ‘um pot-pourri de afirmações e pseudo-testemunhos que foram repudiados publicamente na ocasião’ por serem falsos e enganosos.

A Igreja Católica Romana tem sido posta em xeque nos últimos anos por acusações de supostos casos de abuso sexual de garotos por padres em diversos países, como EUA e Irlanda. No ano passado, bispos ingleses criticaram a BBC pelo documentário, dizendo que a rede deveria ‘se envergonhar do tipo de jornalismo usado para criar este ataque injustificado ao papa Bento’. Informações de Phil Stewart [Reuters, 19/5/07].