Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal crítico ao governo sofre sabotagem

O jornal Correo del Caroní, com sede no estado de Bolívar, na Venezuela, ficou sem energia elétrica por cinco horas na segunda-feira (26/6), o que atrasou a publicação da edição comemorativa de seus 29 anos no dia 27/6, data na qual também é celebrado o Dia do Jornalista no país. Técnicos da companhia de energia que foram ao local informaram que as instalações elétricas foram prejudicadas intencionalmente, pois os cabos estavam cortados. O jornal publicou em março matérias sobre suposta corrupção no governo local.


Trégua


A organização Repórteres Sem Fronteiras condenou em seu sítio [28/6/06] o ato de sabotagem contra o jornal e pediu trégua às autoridades locais, em conflito com ele desde março. ‘Pedimos às autoridades judiciais de Bolívar que investiguem as causas deste corte de energia e pedimos ao jornal e ao governador Francisco Rangel Gómez que encontrem uma maneira de encerrar esta briga’, declarou a RSF, alegando que o problema tem de ser resolvido com o direito de resposta dado pelo jornal e não por ameaças e intimidações.


Em maio, a Assembléia Legislativa do estado de Bolívar determinou que a empresa responsável pela publicação do Correo del Caroní havia conseguido ilegalmente a propriedade onde funciona o diário e pediu a demolição do edifício. Como não havia nenhum documento comprovando a irregularidade, o governo municipal rejeitou o pedido.