Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal de Murdoch começa a publicar conteúdo do WSJ

O empresário Rupert Murdoch começa a integrar sua mais nova aquisição a seus antigos negócios. O dono do império de mídia News Corporation, que comprou recentemente a companhia Dow Jones, deu início, esta semana, a uma parceria entre o diário financeiro Wall Street Journal e o jornal Australian. Desde que Murdoch apresentou sua proposta à Dow Jones, no início deste ano, analistas sentenciaram que o grande desejo do magnata era se apoderar do Journal para ampliar seu alcance no mercado de notícias financeiras.


A partir desta quinta-feira (1/11), o Australian – único jornal de alcance nacional da Austrália em formato broadsheet – terá uma página com notícias do Journal em sua seção financeira, assim como artigos selecionados do serviço de notícias Dow Jones Newswires e também do Journal espalhados por outras editorias e por seu sítio de internet. Em texto no sítio do Australian, o editor-chefe do diário, Chris Mitchell, afirma que a parceria com o Journal marca ‘uma nova era do jornalismo financeiro’ para o título.


Potencial


Os dois jornais alegam que a parceria ocorre independente da compra da Dow Jones pela News Corp, mas é inevitável pensar nela como um exemplo das possibilidades de integração do conteúdo do Journal com o resto dos títulos do grupo de Murdoch. A News Corp comprou a Dow Jones, anteriormente controlada pela família Bancroft, por US$ 5 bilhões. O negócio deve ser finalizado no próximo mês.


Murdoch afirmou recentemente que tem planos de expandir o conteúdo do Journal ‘além de suas raízes’. ‘Temos muitos planos e idéias que precisam ser estudadas. Mas eu quero melhorar [o Journal] em todas as maneiras: para começar, em seu papel nas notícias financeiras, mas também quero adicionar mais notícias nacionais e internacionais’, declarou. Informações de Jemima Kiss [Guardian Unlimited, 1/11/07].