Promotores da Polônia estão investigando o The Gazeta Wyborcza por vazar segredos estatais de uma investigação sobre uma suposta prisão da CIA que esteve em operação no país há oito anos. O jornal divulgou que um promotor, recentemente retirado da investigação de três anos, planejava abrir ações criminais contra políticos poloneses que estavam no poder quando a prisão – agora fechada – estava em funcionamento. O promotor foi retirado oficialmente por questões administrativas, mas se acredita que ele tenha sido afastado por questões políticas após ter iniciado investigações sobre práticas de tortura na prisão.
Segundo o promotor Adam Borzyszkowski, seu escritório questionará o repórter que escreveu a matéria e editores do diário. A prisão teria funcionado de dezembro de 2002 até 2003 e seus prisioneiros sofreram duros interrogatórios. O Conselho da Europa e a ONU alegaram ter evidências da existência do local, mas o governo polonês nega.
Sob intensa pressão internacional, a Polônia abriu uma investigação sobre o tema em 2008, para determinar se líderes do país abusaram do poder ao permitir que americanos operassem uma prisão da CIA e para verificar o que aconteceu no local. Informações de Vanessa Gera [AP, 3/6/11].