Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornalão integra edições online e impressa

O jornal americano USA Today anunciou na segunda-feira (12/12) que irá unificar as redações das edições online e impressa, levando a equipe de 75 profissionais da web para a redação onde trabalham outros 500 funcionários, noticia Joe Strupp [Editor & Publisher, 12/12/05].


O USA Today é o mais recente dos jornais a integrar as redações online e impressa. Este ano, o New York Times e o Fresno Bee, da Califórnia, fizeram mudanças semelhantes. ‘O objetivo em integrar as duas redações é criar uma única organização de notícias 24 horas que informará e atrairá os leitores em múltiplas plataformas. Nossa meta é conceber e planejar nossa cobertura como uma unidade’, afirmou em declaração o editor Ken Paulson.


O porta-voz Steve Anderson informou que a mudança não irá resultar em aumento nem em redução da equipe e que a estrutura administrativa será reorganizada para se tornar mais moderna e eficiente. Com a integração, Kinsey Wilson, vice-presidente e editor-chefe do sítio USAToday.com, foi promovido a editor-executivo do USA Today, juntando-se ao atual editor-executivo John Hillkirk nesta função. Hillkirk e Wilson irão dividir a supervisão das operações diárias de produção de notícias e do desenvolvimento de conteúdo, comunicando-se diretamente com Paulson.


Wilson afirmou que a integração será feita aos poucos, para que as equipes possam se familiarizar com a produção em múltiplas plataformas. ‘Vamos começar com editorias como viagem, entretenimento e notícias de última hora, onde nós já temos uma boa experiência de colaboração, e ver como podemos integrar nossas operações de maneira mais eficiente’, declarou. Para Hillkirk, a fusão das equipes vai melhorar o jornalismo do impresso e do sítio: ‘Ao combinar as duas redações, vamos ser capazes de melhorar nossa cobertura para leitores das versões impressa e online’.


O braço online do USA Today foi o segundo sítio de jornal mais acessado em outubro, com mais de 10 milhões de visitantes únicos, de acordo com pesquisa da Nielsen//NetRatings, perdendo apenas para o sítio do New York Times. O USA Today é o diário impresso de maior circulação nos EUA, com 2.296.335 exemplares vendidos diariamente, segundo o último relatório do Audit Bureau of Circulation.