A empresa americana GetLocalNews.com, que coordena uma rede de seis mil sítios de notícias locais, planeja dividir sua renda publicitária com milhares de jornalistas voluntários, informa Alorie Gilbert [CNET, 8/4/05]. Se escrever em blogs era divertido, agora a atividade pode vir a ser também lucrativa. A idéia da companhia, fundada em 1999, é premiar os colaboradores cujos textos e fotografias ajudarem a gerar mais tráfego na internet. Os pagamentos deverão ser medidos pelo número de visitantes de cada página. Ainda não há um valor estabelecido, mas Edgar Canon, executivo-chefe da GetLocalNews, acredita que cada trabalho deva receber entre US$ 2 e US$ 5 por mil visitas. Os escritores que conseguirem US$ 25 ou mais em pagamentos receberão cheques trimestrais da companhia, que publica mais de quatro mil textos diariamente, a maioria deles enviados por amadores.
Imprensa apóia blogueiros no caso Apple
Oito dos maiores jornais da Califórnia e a agência de notícias Associated Press se uniram para protestar contra o veredicto recebido por três blogueiros que publicaram informações confidenciais. Os autores dos sítios Apple Insider, Powerpage e Think Secret foram processados pela Apple por divulgarem dados sobre um produto que ainda não havia sido lançado. A empresa de computadores quer que os blogueiros revelem as fontes das informações – que seriam, supostamente, funcionários da Apple – e o juiz decidiu em favor dela. Os três blogueiros apelaram da sentença, pois alegam que estavam fazendo trabalho jornalístico e, por isso, teriam proteção de sigilo de fontes. Na semana passada, informa Rachel Konrad [AP, 11/4/05], os veículos de imprensa, entre os quais estão o Los Angeles Times e o San Francisco Chronicle, intercederam em favor dos jornalistas online. Segundo eles, o atual veredicto prejudicaria a atividade jornalística, já que intimidaria a imprensa a revelar notícias importantes, como corrupção financeira e fraudes governamentais.