Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornalismo-cidadão em expansão na internet

O International Herald Tribune, jornal internacional da New York Times Company, publicará em seu sítio matérias assinadas por jornalistas-cidadãos, como informam Bobbie Johnson e Michael Fitzpatrick [The Guardian, 31/5/06]. O diário fez um acordo com o sítio sul-coreano de jornalismo-cidadão OhmyNews International e deve aumentar sua cobertura na Ásia. Se a parceria der certo, espera-se que, no futuro, as matérias sejam publicadas também no jornal impresso.


O OhmyNews é um projeto equivalente à enciclopédia virtual Wikipedia, escrita pelos próprios internautas. No sítio, qualquer um pode publicar artigos, sendo ¾ das matérias escritas por milhares de colaboradores não-profissionais. O restante é produzido por 50 repórteres e editores do OhmyNews, que também avaliam o material do público para decidir o que será publicado ou não.


40 mil colaboradores


Fundado em 2000, o OhmyNews é pioneiro de uma forma mais organizada de jornalismo-cidadão. ‘Esta parceria significa muito para nós, e estamos fazendo acordos do tipo com outras empresas de mídia’, afirma Hong Eun-Taek, editor-chefe da OhmyNews International. Atualmente, a empresa tem mais de 40 mil colaboradores não-profissionais, a maioria deles da Coréia do Sul. A rede espera atingir o número de 100 mil colaboradores em todo o mundo até 2010. Os que mandam matérias recebem uma pequena quantia em dinheiro – que varia de acordo com a popularidade da notícia. ‘Temos jornalistas-cidadãos em 89 países, e esperamos ter uma série de matérias sobre a Copa do Mundo escritas por fãs do futebol’, diz o editor Todd Thacker.