O jornalista Mark Halperin, analista político do canal de notícias americano MSNBC, foi suspenso na semana passada depois de chamar o presidente Barack Obama, ao vivo, de “kind of a dick” – algo como “imbecil”. O comentário foi feito no programa Morning Joe durante uma discussão sobre uma coletiva de imprensa de Obama no dia anterior.
Halperin perguntou aos apresentadores, de brincadeira, se havia, no programa, um atraso de alguns segundos na transmissão – o que permite que os editores cortem palavrões e cenas indesejáveis em transmissões ao vivo. Ele afirmou que queria falar o que achou do comportamento do presidente na coletiva. Depois de certa confusão sobre se o tal atraso de transmissão estava ligado ou não, o comentarista acabou dizendo que achava que Obama tinha sido um imbecil.
O apresentador Joe Scarborough mostrou-se surpreso com o comentário. “Meu Deus… O que você está fazendo? Não acredito – eu estava brincando!”, afirmou para Halperin, que continuou a dar sua opinião. Mais tarde, ainda no programa, o jornalista pediu desculpas pelo comentário, e os apresentadores pediram desculpas por tê-lo encorajado a dar sua opinião, dizendo que não achavam que ele realmente a diria.
Pouco depois do programa, Halperin, que também é editor da revista Time, foi suspenso pela MSNBC. A emissora pediu desculpas ao presidente, à Casa Branca e aos telespectadores, afirmando, em declaração, que os comentários de Halperin haviam sido “completamente inapropriados e inaceitáveis”. O comentarista também divulgou nota, dizendo concordar com a ação tomada pela emissora e pedindo, mais uma vez, desculpas a Obama. Com informações do Guardian [30/6/11].