Dois jornalistas franceses capturados por insurgentes no Afeganistão, na semana passada, estão vivos e bem, segundo informações do canal de TV France 3, para o qual eles trabalham. Os repórteres, um motorista e um tradutor afegãos foram sequestrados quando seguiam para a província de Kapisa, no norte do país, noticiou a Reuters [2/1/10].
Segundo Paul Nahon, um dos diretores do canal francês, os jornalistas estariam em boas condições de saúde; ele não tem, no entanto, informação sobre os afegãos. A agência de notícias italiana Ansa noticiou que os repórteres e o tradutor foram levados para um reduto talibã cercado por forças afegãs e internacionais; o motorista teria sido liberado.
Apesar da manifestação otimista do canal de TV, o governo francês alertou, na segunda-feira (4/1), que ainda é preciso ter cautela no caso, e que a soltura dos jornalistas pode levar tempo. ‘Nós estamos tentando fazer contato’, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner. ‘Mas, por enquanto, ninguém se responsabilizou’, completou, enfatizando que ainda não há negociações com os captores. O Talibã negou participação no sequestro. Com informações da AFP [4/1/10].