Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalistas presos por abordar temas sensíveis

Ibrahim Soumana Gaoh, editor da revista de notícias Le Temoin, no Níger, foi detido sob acusação de difamar o ministro das Comunicações do país. Gaoh foi preso no domingo [20/9] depois da publicação de um artigo que ligava o ministro Mohamed Ben Omar a um escândalo financeiro.


Na edição de 14/9, a Le Temoin acusou o ministro de relação com um grande esquema de apropriação indébita na companhia de comunicações Sonitel. Em 2008, um inquérito parlamentar descobriu que o equivalente a centenas de milhares de dólares haviam sido desviados na Sonitel. O escândalo levou à revogação da licença de um grupo chinês-líbio, principal acionista da companhia. Depois disso, a Sonitel voltou a ter controle nacional.


Em agosto, o jornalista Abdoulaye Tiemogo, editor do jornal satírico Le Canard Dechaine, também foi preso, sentenciado a três meses na cadeia por ter posto em dúvida uma decisão judicial. Tiemogo havia feito comentários em um programa de TV, em um canal privado, sobre um mandado de prisão emitido pelas autoridades do Níger para o ex-primeiro-ministro Hama Amadou por acusações de corrupção. Informações da AFP [22/9/09].