As demissões nas organizações de mídia dos EUA estão levando ao surgimento de empreendimentos independentes, noticia Oscar Pedro Musibay [South Florida Business Journal, 30/10/09]. Com mais de 14 mil cargos ligados à mídia eliminados este ano no país, muitos jornalistas estão optando por abrir suas próprias publicações. Diversos deles se reuniram em um encontro da Sociedade de Jornalistas Profissionais do Sul da Flórida para falar sobre dinheiro – ou melhor, da falta dele – e como começar uma nova carreira.
Participaram do debate ‘Lançando sua própria organização de mídia’ Carol Gentry, ex-funcionária do Orlando Sentinel que produz o Health News Florida; Jerry Lower, que trabalhou no Sun-Sentinel e agora publica o The Coastal Star e o ex-repórter investigativo do Miami Herald Dan Christensen, que publica o Broward Bulldog, site de reportagem local investigativa sem fins lucrativos. Para falar do lado do patrocinador, esteve presente Gary Kebbel, da John S. e James L. Knight Foundation, que apoia iniciativas jornalísticas.
Segundo Kebbel, empreendedores que estão interessados em ocupar o vácuo na cobertura jornalística causado pelos cortes de custos nos jornais precisam procurar múltiplas fontes de financiamentos. Christensen, que atua como editor, repórter e presidente do Broward Bulldog, recebeu dinheiro do escritor e ex-jornalista do sul da Flórida Michael Connelly.
Carol, que lançou seu site sem fins lucrativos há mais de dois anos, disse ter um orçamento anual de US$ 175 mil e usa jornalistas freelancers para produzir artigossobre a indústria médica e políticas de saúde. Ela conseguiu ter seu próprio empreendimento ao procurar financiamentos pequenos de vários investidores.
Já o Coastal Star é uma publicação mensal que cobre os balneários de luxo da Flórida e se beneficia de um número de leitores com alto poder aquisitivo. Lower disse que conseguiu um financiamento após ele e sua mulher terem perdido o emprego em jornais. Eles já conseguem ter retorno do investimento.
Rick Hirsch, editor multimídia do Miami Herald, esteve presente ao evento e disse que o diário, que tem enxugado sua redação, está oferecendo a vários jornalistas espaço para hospedar seus sites na página do Herald em troca de compartilhamento de lucros com publicidade. Até agora, cinco parcerias estão sendo negociadas.