Em seu esforço para se tornar rival direto doNew York Times, o até então jornal financeiroWall Street Journal vem expandindo sua cobertura. Desde que comprou oJournal, em 2007, o magnata de mídia Rupert Murdoch nunca escondeu seu desejo de implementá-lo para concorrer com o jornalão nova-iorquino. Este mês, oJournal lança um caderno diário voltado para Nova York. Além de notícias sobre a cidade e matérias de esporte, política e cultura, o caderno terá também uma seção dedicada à vida noturna, com a cobertura de festas e eventos da alta sociedade. ONew York Times, por sua vez, cancelou sua coluna social quatro anos atrás. Informações de John Koblin [The New York Observer, 30/3/10].
Economist
restringe acesso gratuito a siteNo ano passado, a revista britânicaEconomist mudou o sistema de acesso a seu conteúdo na internet. As matérias da edição impressa, que antes ficavam disponíveis por um ano, passaram a ter um limite de 90 dias. Agora, seguindo a tendência de lucrar na rede, o semanário de notícias decidiu restringir de vez o acesso. Apenas assinantes podem ler o conteúdo da edição impressa em sua versão online – parte do conteúdo do site, como notícias diárias e blogs, continua com acesso liberado. Hoje, a assinatura anual daEconomist em sua versão impressa custa em média US$ 103,50; em áudio, cada edição sai por US$ 8; e a versão para o leitor eletrônico Kindle, da Amazon, é vendida por US$ 10,49 ao mês. A revista se prepara para lançar uma edição para o tablet iPad, da Apple, que passou a ser comercializado no último sábado [3/4]. Informações de Lucia Moses [MediaWeek, 4/4/10].