O banco de investimentos JPMorgan Chase lançará um novo fundo para investimentos voltado a empresas de internet e mídias digitais. O projeto pretende levantar entre US$ 500 milhões e US$ 750 milhões de investidores para serem injetados em empresas de tecnologia de capital fechado, como Twitter e Groupon. A ideia é apostar em companhias com modelos de negócios estabelecidos e lucros seguros, antes que elas abram seu capital.
Diversas empresas populares de mídia social, incluindo a rede profissional LinkedIn e a de rádio online Pandora, já abriram capital – o que despertou ofertas para outros empreendimentos. O Groupon, site especializado em vendas coletivas, já levantou US$ 950 milhões em financiamento de diversas grandes empresas de investimento, depois de ter rejeitado uma oferta de compra de US$ 6 bilhões do Google.
O JPMorgan não planeja investir diretamente nas empresas, e sim mediar a compra e venda de suas ações em nome de clientes. Ter uma base personalizada de investidores pode dar ao banco de investimentos uma vantagem competitiva diante das jovens empresas de tecnologia. Informações de Michael J. de La Merced e Eric Dash [The New York Times, 13/2/11].