Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Lançado filme sobre terroristas da al-Qaeda

Parentes das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 criticaram a exibição do filme The Hamburg Cell (A Célula de Hamburgo), baseado na vida de dois dos terroristas que participaram dos ataques.

Transmitido por um canal de TV inglês na semana passada, ele acompanha os movimentos de membros da célula alemã da al-Qaeda que participaram dos seqüestros dos aviões nos EUA. Em duas horas, são mostradas a vida de Ziad Jarrah, que comandou o vôo que caiu em um campo na Pensilvânia, e a de Mohamed Atta – descrito como o líder do grupo alemão – que estava no avião que atingiu a torre norte do World Trade Center, em Nova York.

O filme encena os movimentos conhecidos dos terroristas, como o planejamento dos ataques e o treinamento, mas também mostra o lado humano dos dois, com cenas de carinho com namoradas e família. Os produtores afirmam que o filme foi feito a partir de uma pesquisa cuidadosa sobre a vida dos sequestradores.

Mesmo assim, parentes das vítimas acreditam que ele tenha sido lançado muito cedo – apenas três anos após os atentados. ‘Ao ler as resenhas sobre The Hamburg Cell na imprensa inglesa, nós apoiamos o filme por esclarecer alertas que passaram despercebidos; entretanto, achamos que ainda é muito cedo para exibi-lo’, afirma Mary Fetchet, que perdeu o filho nos ataques e fundou o grupo de apoio às vítimas Voices of September 11th. As informações são de Alistair Macdonald [Reuters, 2/9/04].