Editoriais de jornais normalmente são um punhado de textos curtos não-assinados, com opiniões a respeito de assuntos dos mais diversos. Como destaca Alicia C. Shepard, do New York Times [13/6/05], eles podem ser importantes para políticos e formadores de opinião, mas não atraem muito os leitores comuns, mais ligados às notícias de fato.
Para combater a apatia dos editoriais, o editor desta seção no Los Angeles Times, Michael Kinsley, resolveu inovar radicalmente: transferiu ou demitiu quase metade da sua equipe de editorialistas, encarregando freelancers de escreverem boa parte dos artigos e – o que deverá ser a maior novidade – introduziu o conceito de wikitoriais ou, em outras palavras, editoriais escritos coletivamente pelos leitores, a exemplo do que acontece com a enciclopédia virtual Wikipedia. ‘Pode ser que vire uma confusão completa, mas será interessante experimentar’, comenta o editor.
Foi criada também uma sub-seção chamada Think Out Loud (Pensando Alto), em que leitores, colunistas e editorialistas discutem temas como imigração ou tráfego. As novidades propostas por Kinsley foram bem-vindas por acadêmicos como Jan Schaffer, diretor-executivo do J-Lab, um instituto de jornalismo interativo da Universidade de Maryland. ‘É ótimo que um jornal grande tenha coragem de inovar tão agressivamente’, elogiou.