A Time Inc. deve tornar pública esta semana a assinatura de um acordo de distribuição com a Tribune Co., a Knight Ridder Inc., a McClatchy Co. e o New York Daily News para ‘ressucitar’ a revista Life, segundo informações de Jim Kirk [Chicago Tribune, 9/6/04]. A finada revista, que saiu de circulação em 2000, deve voltar à bancas a partir de outubro.
A Life, assim como outras revistas de interesse geral, havia enfrentado uma queda brusca de circulação diante do crescimento do mercado de publicações segmentadas. Mas os executivos da Time sabiam que a revista tinha um grande número de fãs fiéis, e por isso mantiveram a possibilidade de um dia voltar a publicá-la.
Com o novo acordo, a distribuição da revista ficará a cargo dos jornais. Com isso, os executivos mostram-se mais confiantes com a volta da Life. Em seu lançamento, mais de 50 jornais, incluíndo o Chicago Tribune, o Los Angeles Times e o Newsday, em Long Island, irão distribuir a revista para um público potencial de mais de 26 milhões de leitores nos EUA.
O novo acordo cria instantaneamente uma grande batalha publicitária entre a Life; a USA Weekend, do grupo Gannet, que circula em 598 jornais; e a revista Parade, da Advance Publications, distribuída em cerca de 300 jornais.
A nova versão da Life será a quinta revista semanal publicada pela Time, e a maior em circulação. Os executivos da companhia esperam recriar um ‘caso de amor nostálgico’ entre a revista e seus antigos leitores. Para isso, será mantido o conhecido formato de histórias contadas com o auxílio de grandes fotografias.
Como os jornais serão compensados pelo acordo, diz Kirk, ainda não está claro. Acredita-se que os grupos de jornais participantes receberão uma taxa por distribuir as revistas e talvez fiquem com um pequeno pedaço da renda publicitária arrecadada por elas.
A Life foi criada em 1936 e parou de circular em 1972. Voltou às bancas em 1978 e fechou novamente em 2000.