Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Longa crise de audiência traz preocupação

 

Em 2012, a rede de televisão CNN deve ter faturamento de 600 milhões de dólares (cerca de 1,2 bilhões de reais)– um recorde para o grupo Time Warner, de que a rede faz parte. Mas as seguidas quedas de audiência de seu carro chefe, a CNN/EUA, têm gerado descontentamento.

“Talvez a CNN seja apenas uma sala de emergência”, definiu um funcionário de longa data da emissora, após mais um anúncio de queda de público pelo Nielsen Ratings, sistema responsável pela medição de audiência nos EUA. No fim de abril, foi registrado o pior índice de audiência do canal nos últimos dez anos. O problema parece ser que, quando assuntos importantes estão em pauta, as pessoas correm à CNN da mesma forma que correm ao pronto socorro quando têm um ataque cardíaco – mas não costumam dar continuidade ao atendimento. O mau desempenho tem colocado em xequea autoestima dos funcionários,e pode prejudicar gradualmente a rede como um todo.

Segundo informações prestadas em sigilo por 15 funcionários e ex-funcionários da CNN, Jeffrey Bewkes, o principal executivo da Time Warner, tornou público o seu descontentamento com os baixos níveis de audiência do canal americano e espera que seus subordinados mudem esse quadro. Os entrevistados anônimos não foram autorizados por seus chefes a falar com a reportagem do New York Times.

Jornalismo de qualidade vs. audiência

Em um comunicado oficial, a emissora diz que: “Apesar do permanente falatório de fontes anônimas sobre audiência, a CNN continua a oferecer jornalismo de qualidade e de valor único para seus telespectadores, anunciantes e distribuidores. Na realidade, a CNN está caminhando para alcançar os mais altos faturamentos de sua história e continua a alcançar mais pessoas em múltiplas plataformas que qualquer outra rede de TV”.

Desde o final de 2010 até agora, a CNN tem feito muitas alterações em sua grade de programação – e elas devem continuar acontecendo. Os problemas com a definição da grade podem ter se iniciado ainda na década de 1980, quando o canal foi fundado. Já àquela época havia grandes oscilações diárias e mensais de audiência: em períodos de coberturas jornalísticas importantes, os telespectadores sintonizavam a CNN, mas poucos permaneciam plugados na emissora.

Em abril de 2011, a CNN teve média de 451 mil telespectadores por hora, mais que a concorrente MSNBC, com 428 mil. Mas abril do ano passado foi o mês da transmissão do casamento real inglês, que mobilizou grande audiência. No mesmo período em 2012, a CNN teve média de 357 mil telespectadores, sua menor média mensal desde agosto de 2001. A MSNBC manteve-se com 425 mil.

Faz tempo que a CNN perdeu a primeira colocação entre os canais de notícias a cabo para a conservadora Fox News. Tudo indica que, agora, a rede pode ser ultrapassada pela MSNBC, passando a ocupar o terceiro lugar. No horário nobre, a CNN perdeu em audiência para a MSNBC em 22 dos últimos 24 meses – ainda que, ao longo do dia, supere a rival em número de televisores ligados.

Para um executivo do setor que preferiu não se identificar, a CNN foi pioneira e consagrou um gênero jornalístico, mas se acomodou demais: “Passaram a ganhar tanto dinheiro que esqueceram que tinham que mudar”. A MSNBC, por outro lado, apostou em mudanças. A exemplo da Fox News, ela agora conta com as opiniões políticas de seus âncoras em momentos-chave do dia – a Fox adota a visão da direita, enquanto a MSNBC defende a esquerda. Já a CNN proclama a si mesma como a melhor fonte de jornalismo imparcial da televisão. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 3/5/12].