Um comunicado emitido na última quarta-feira (4/3) pelo editor do jornal americano The Boston Globe, Brian McGrory, estabeleceu uma série de mudanças significativas no ramo de negócios digitais do veículo. Dentre todas as informações divulgadas, certamente a mais arrebatadora diz respeito à nova forma de cobrança aos leitores para acessar os sites do grupo.
“Nós substituímos o acesso pago por um contador que permite a cada leitor o acesso a 10 histórias durante um período de 30 dias. Depois disso, ele será desafiado a usar seu cartão de crédito e pagar pelo conteúdo. Na verdade, o acesso pago tem sido bem-sucedido, temos cerca de 60 mil assinantes exclusivamente digitais no BostonGlobe.com. No entanto, a crença universal é de que poderemos atrair ainda mais pagantes para o site com o uso do contador”.
O BostonGlobe.com nasceu em setembro de 2011, e praticamente todo o acesso ao seu conteúdo era pago. Quando houve o lançamento, Marty Baron, editor-chefe naquela época, declarou que a página era “realmente voltada para os leitores naturalmente atraídos pelo nosso jornalismo – por sua gama e profundidade – e de fato interessados em ler as histórias (…) do início ao fim”.
Já outra página pertencente ao grupo, a Boston.com, permanecia como um local de livre acesso e com algum conteúdo do Boston Globe. A partir de agora, os dois sites “viverão felizes e saudáveis, de forma independente”, escreveu McGrory. “E sim, eles podem até mesmo competir um contra o outro”.
O Boston.com “continuará a ser um site de notícias em sua essência, mas com uma voz mais afiada, que melhor capta as sensibilidades [da cidade] de Boston. (…) Eu queria trazer a todos uma série de atualizações no desenvolvimento-chave do campo digital, iniciativas projetadas para tornar nosso jornalismo cada vez mais acessível e relevante para um público mais amplo”.
Em seu comunicado, McGrory também aproveitou para informar diversas mudanças internas, como trocas de editores e de membros da equipe.
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