O jornal norte-americano USA Today anunciou mudanças gráficas significativas, na semana passada, ao colocar a notícia de capa “em hiato” e diminuir ao máximo possível os textos quebrados – que começam em uma página e terminam em outra. As mudanças foram comunicadas pelo editor-chefe, Dave Callaway, em um memorando à redação. “Estamos anunciando duas grandes mudanças hoje, que trarão grandes oportunidades para nossos designers e editores online e vão acelerar nosso passo no ciclo digital de notícias”, afirmou.
Outra mudança anunciada por Callaway é que o USA Today “está abandonando a prática de segurar notícias para horários programados na internet, especialmente as notícias de capa da noite anterior”. “Isso dará aos nossos editores mais liberdade para experimentar com diferentes formatos, resultando em seções online mais vivas”, disse.
A capa do jornal também sofrerá mudanças, com a matéria principal entrando “em hiato”. “Nós vamos abrir a primeira página das seções para os designers utilizarem gráficos, fotos, furos e mais notícias que se encaixem para tornar as páginas mais vivas e focar nas histórias mais interessantes”, Callaway disse aos funcionários. “Apesar da quebra de texto ainda ser permitida, queremos diminuir sua quantidade ao mínimo possível. As melhores páginas iniciais terão fortes referências para grandes empreitadas jornalísticas, análises e personalidades”.
“Como todas as organizações de notícias, continuamos a evoluir diariamente. Bom jornalismo vem em várias formas, incluindo as gráficas. Nós estamos fazendo isso para encorajar flexibilidade no design e experimentar com todas essas formas. Não é para reduzir nossa ênfase em jornalismo de qualidade. Continuaremos a focar nesse trabalho”.