Pouco mais de um terço dos britânicos concorda com a cobrança do ‘imposto da TV’ como forma de financiamento para a rede pública BBC, segundo pesquisa comissionada pela secretária de Cultura Tessa Jowell. O estudo visa mostrar qual é a opinião do público sobre a rede sob diversos aspectos, e deverá ter um papel importante na revisão de sua concessão pelo governo.
Um quarto dos 5.500 entrevistados disse que a BBC deveria se financiar com publicidade e patrocínio, ainda que em combinação com outras fontes de verba. Apenas 10% apóiam que ela passe a cobrar assinatura. Enquanto 46% são de opinião de que a taxa que pagam para manter a BBC é justa, para 43% a programação da emissora está aquém dos recursos que consome. Cerca de 30% acreditam que sua programação tem piorado, mas um índice equivalente foi registrado entre aqueles que acham que ela tem melhorado.
Embora a maioria dos britânicos seja favorável a uma BBC forte e independente do governo, 55% admitiram não saber quem é responsável pelo que ela exibe no dia-a-dia. Com informações do Guardian [20/7/04].