Duas semanas após a suspensão do apresentador Keith Olbermann, que havia feito doações a três políticos democratas, a emissora americana MSNBC suspendeu por dois dias o âncora Joe Scarborough, de tendência conservadora, que também doou dinheiro a candidatos.
Scarborough, que apresenta o programa matutino Morning Joe, alegou que as doações foram para seu irmão e três amigos de longa data e, por isso, considerou que seu caso não se enquadraria na norma da NBC News sobre contribuições políticas. De acordo com a regra, toda contribuição deve receber aprovação prévia da emissora. Ele fez oito doações de US$ 500 cada para os candidatos, da Flórida, entre 2004 e 2008. ‘Estas contribuições não foram nada mais que simples atos de amizade. Não tenho interesse nas campanhas deles. Fui apenas gentil com amigos de longa data’, justificou-se.
O objetivo da norma é manter a neutralidade política da emissora. Ironicamente, a MSNBC tornou-se o oposto liberal à rival conservadora Fox News, especialmente durante a programação noturna. Olbermann, praticamente um garoto-propaganda da rede, critica frequentemente a Fox, não tendo pretensão nenhuma de se mostrar imparcial. Informações de Daniel Trotta [Reuters, 19/11/10].