Após divulgar o fim do serviço de anúncios em jornais impressos, no mês passado, o Google anunciou planos de fechar seu serviço de publicidade em rádio e, com isso, cortar 40 postos de trabalho. O serviço existe há três anos e tinha como objetivo orientar anunciantes sobre quais estações e horários colocar publicidade, porém não se mostrou lucrativa. A empresa, que expandiu no mercado de rádio com a compra da DMarc Broadcasting, em 2006, está em busca de um comprador do software que organiza anúncios em programas radiofônicos. A venda de publicidade em rádio será interrompida no dia 31/5, e o Google deverá investir mais em tecnologia para programas de áudio online.
O crescimento de publicidade no rádio estagnou nos últimos anos. Em 2006, os lucros chegaram a subir 0,4%, caindo 2,3% em 2007, segundo o analista Mark Fratik, que especula que este ano a queda deverá ser de até 10%. ‘A indústria radiofônica está sendo atingida de ambos os lados. A audiência está encolhendo – com jovens ouvindo música na internet e em plataformas portáteis – e os anunciantes estão achando outras formas de atingir seus clientes’, avalia Fratik. ‘Eles estão tentando penetrar em uma mídia que é muito antiga e institucionalizada’, complementa Sameet Sinha, analista da JMP Securities LLC.
O Google planeja continuar investindo em seus serviços de anúncios em TV e também está desenvolvendo modos de vender anúncios para serviços online de áudio. ‘Vamos usar nossa tecnologia para desenvolver soluções na internet. Estamos com uma equipe para explorar como podemos agregar valor para anunciantes, emissoras e ouvintes’, afirma Susan Wojcicki, vice-presidente de administração de produtos do Google. Informações de Brian Womack [Bloomberg, 12/2/09].