Apesar do mar de críticas por exibir muitos dos eventos esportivos com atraso, a NBC pôde, no fim das contas, comemorar a boa audiência: foram 31 milhões de telespectadores nos EUA durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos, no domingo (12/8) à noite, no maior índice para uma Olimpíada realizada fora do país desde a de 1976, em Montreal, no Canadá.
Durante os 17 dias dos Jogos, a rede americana – que comprou os direitos de transmissão do evento nos EUA – obteve média de 31,1 milhões de telespectadores no horário nobre, 12% a mais do que há quatro anos, durante os Jogos em Pequim, e 26% a mais do que os de Atenas, em 2004. A audiência em horário nobre da NBC foi mais do que o triplo da CBS, ABC e Fox juntas. Durante os dias de semana, a média foi de 7,1 milhões de telespectadores – em 2008, a média foi de 5,4 milhões.
Os eventos ao vivo exibidos online pelo site NBC Olympics totalizaram 64,4 milhões de espectadores – bem mais do que os 14 milhões de Pequim. O número total de streams (exibições de vídeos online) foi de 159,3 milhões – mais que o dobro de Pequim (75,5 milhões). A vitória do time feminino de futebol dos EUA, que ficou com a medalha de ouro, teve 1,46 milhão de streams, o maior registrado nos Jogos de Londres.
Bons números também para a BBC
A britânica BBC superou as expectativas de cobertura no que se refere a números de audiência e satisfação dos telespectadores na maior operação de exibição de um evento na história da rede, comentou Ben Fenton em artigo no Financial Times [14/8/12].
Apesar das críticas esporádicas – houve quem reclamasse que os jornalistas estavam sendo muito duros com os atletas que perdiam as competições e que a cobertura estava sendo muito nacionalista –, o responsável pela cobertura olímpica da BBC, Roger Mosey, disse que a iniciativa da emissora foi bem-sucedida. Segundo ele, 50 milhões de pessoas assistiram aos Jogos no Reino Unido, pela TV, por pelo menos 15 minutos – nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, este número foi de 42 milhões. “Este número foi muito maior do que nossas expectativas”, afirmou.
Além disso, pesquisa da BBC concluiu que o índice médio de aprovação para a programação olímpica foi de 92% – mesmo nível da aclamada série Planeta Terra. Mosey admitiu que houve uma mudança de tom na segunda semana dos Jogos, depois de críticas de que a BBC estava focando muito nos atletas britânicos e destacando pouco a conquista dos outros países. Ele ressaltou, entretanto, que não havia nada de errado no fato de a rede refletir a onda de entusiasmo nacional para os Jogos. “Era preciso ter uma interação entre este sentimento e o tom da cobertura. Eles deviam andar em paralelo”.
A BBC exibiu 2,5 mil horas de modalidades esportivas em 24 canais a cabo e via satélite. Na internet, mais de um milhão de pessoas assistiram aos eventos nos horários de pico, com 1,9 milhão fazendo o download do aplicativo da rede em seus aparelhos móveis. O custo da operação, que envolveu 765 profissionais, não foi revelado. Com informações de Richard Sandomir, do New York Times [14/8/12].
***
Leia também