Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Médico midiático desiste de cargo no governo

O neurocirurgião Sanjay Gupta desistiu do posto de cirurgião-geral do governo de Barack Obama, alegando que o emprego lhe tomaria muito tempo de sua família e carreira médica. A equipe de transição de Obama havia indicado interesse em convidar Gupta para o cargo. Ele seria responsável por supervisionar o serviço de saúde pública dos EUA e atuar como porta-voz governamental para instruir o público sobre questões médicas.


Gupta, nascido no Michigan e com ascendência paquistanesa e indiana, é uma celebridade nos EUA. Além de apresentador da emissora CNN, ele é colaborador da CBS e da revista Time e autor de livros. É também membro da Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta. O médico já havia atuado como consultor da Casa Branca na década de 90.


Em entrevista ao programa Larry King Live, da CNN, esta semana, ele afirmou que conversou diversas vezes com assessores do governo e acredita que seria convidado formalmente para o cargo. ‘Eu fiquei incrivelmente lisonjeado pela consideração. Mas [a decisão] é realmente sobre a minha família e minha carreira como cirurgião’, afirmou. Gupta é casado e tem duas filhas. Sua mulher espera o terceiro bebê para breve. Informações de Nicole Gaouette e Andrew Pollack [Bloomberg, 6/3/09].