O Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) promove, entre os dias 14 e 16 de setembro, o seminário “Travessias: o modernismo luso-brasileiro entre liberdades e interdições”.
A proposta do seminário é evidenciar e colocar em debate uma nova forma de pensar as relações entre Brasil e Portugal. Para isso, o evento propõe a problematização das identidades nacionais dos países em questão e das produções culturais híbridas, em tempos de regimes autoritários, bem como dos processos de interdição à arte, matizando o ideário de uma tradicional relação entre colonizador e colonizado.
Serão realizadas quatro mesas de discussão, com os títulos: “Humor e linguagens atravessadas”, “Diálogos e memórias atravessados”, “Travessias artísticas híbridas” e “Travessias restritivas político-sociais”. Além disso, a programação do evento inclui abertura com leituras dramáticas de trechos de peças teatrais censuradas.
Entre os palestrantes convidados, estão a professora doutora Heloísa Paulo, da Universidade de Coimbra, e o cartunista e historiador português Osvaldo Macedo de Sousa. Ao longo do evento, os participantes poderão conferir uma exposição com trabalhos do artista. Haverá também uma videoconferência com a professora doutora Ana Maria Cabrera, pesquisadora do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) de Lisboa. Confira a programação.
Mais informações
Data: 14, 15 e 16/09
Local: Auditório Freitas Nobre. Escola de Comunicações e Artes da USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária
A entrada é franca e as vagas são limitadas. As inscriçõesdevem ser realizadas previamente pela internet.
Para mais informações: (11) 3091-1607; travessias2011@gmail.com; www.usp.br/npcc/travessias2011.
Facebook: Npcc Eca-usp
Twitter: @NPCC_ECA
Apoio: ECA-USP, CCA, Cepeca, Multiofício, Fapesp