É apenas uma questão de tempo para que o jornal britânico The Times troque de vez o formato convencional pelo compacto. O novo formato foi lançado há quase um ano e desde então tem sido distribuído junto com o antigo. Seguindo o exemplo do concorrente The Independent, a troca definitiva do formato deve começar pelas edições de sábado, que estarão disponíveis apenas em tablóide. O formato tradicional já deixou de ser distribuído em alguns locais, entre eles a Escócia, desde o mês passado.
Apesar de ainda existirem muitos leitores do jornal que permanecem fiéis ao formato tradicional e reclamam da mudança, executivos da News International, empresa dona do Times, acreditam que o compacto atrai mais o público jovem, e por isso tenta persuadir os leitores tradicionais quanto às virtudes do formato reduzido. Para tanto, a empresa tem oferecido descontos para os assinantes que mudarem e encorajado os distribuidores a tentar vender mais o compacto.
Tablóide por fora e por dentro
No entanto, o aumento na circulação tem sido modesto em relação ao do The Independent. Além disso, alguns analistas acusam o Times de estar sendo tablóide não só no formato, mas também no conteúdo. Os jornalistas reclamam que as matérias mais sérias que são publicadas no formato tradicional aparecem severamente cortadas no tablóide – isso quando aparecem – e que é dada prioridade a matérias sensacionalistas.
Um jornalista fortemente envolvido com o formato compacto admite que existem alguns defeitos, mas nega que ele seja o culpado pela queda nos índices de venda do jornal, que mostraram uma perda de 28,65 milhões de libras em um ano. A expectativa para os próximos índices é pior, pois estima-se que só os gastos com a produção de duas versões diferentes do mesmo jornal chegue a 15 milhões de libras. Informações de Sholto Byrnes [The Independent, 10/10/04].