Uma enfermeira que ficou famosa por uma fotografia em que aparecia sendo beijada por um marinheiro americano na Times Square, em Nova York, morreu aos 91 anos esta semana. A imagem da década de 40, feita pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt durante as celebrações pelo fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se icônica depois de ter sido publicada na revista Life.
A identidade da enfermeira permaneceu desconhecida até o final dos anos 70, quando Edith Shain escreveu ao fotógrafo revelando ser ela a mulher na fotografia tirada em agosto de 1945, no ‘Dia da Vitória’, quando trabalhava em um hospital de Nova York. A identidade do marinheiro nunca foi confirmada.
Depois da revelação, Edith passou a ser convidada para eventos relacionados à guerra, como memoriais e desfiles. ‘Minha mãe queria sempre novos desafios e queria fazer a diferença ao se preocupar com os veteranos da Segunda Guerra Mundial’, diz seu filho, Justin Decker. Ela morreu em sua casa, em Los Angeles, deixando três filhos, seis netos e oito bisnetos. Informações de Belinda Goldsmith [Reuters, 22/6/10].