Morreu nesta quarta-feira [19/8], vítima de câncer pancreático, Don Hewitt, criador do programa de TV americano 60 Minutes. Hewitt, que tinha 86 anos, lançou o programa em 1968, e o produziu por mais de três décadas. O 60 Minutes inaugurou o modelo de ‘revista eletrônica’ na TV, unindo jornalismo e show business, e tornou-se rapidamente um sucesso –seus apresentadores, como Dan Rather e Mike Wallace, passavam a ser tão conhecidos do público quanto os políticos que confrontavam e as celebridades que entrevistavam. Sob a liderança de Hewitt, o programa ganhou 73 prêmios Emmy.
Além da criação do 60 Minutes, Hewitt atuou também como produtor e diretor da CBS, guiando a cobertura da rede em eventos marcantes como o debate presidencial entre Richard Nixon e John Kennedy, em 1960; o assassinato de Kennedy, três anos depois; e as missões espaciais da Nasa no fim da década de 60. Ele trabalhou com lendas do telejornalismo americano como Edward Murrow e Walter Cronkite – que morreu há um mês.
Apesar de ter permanecido como consultor da CBS depois de sua saída do 60 Minutes, Hewitt voltou à TV em 2007 como produtor-executivo de um programa especial de Natal da rival NBC. Ele foi casado por três vezes e deixa quatro filhos e três netos. Com informações da BBC News [19/8/09] e de Jacques Steinberg [The New York Times, 19/8/09].