Saturday, 30 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Muito trabalho – e desafios também

Os quatro meses em que o ombudsman do New York Times, Arthur S. Brisbane, está no cargo já lhe renderam uma imensa lista de tarefas, compartilhada com leitores em sua coluna [8/1/11]. Embora haja uma separação distinta entre a página editorial, liderada por Andrew Rosenthal, e o espaço de notícias, liderado por Bill Keller, este último tem artigos analíticos e de opinião que contrariam a premissa de que ‘notícia é apenas notícia’.

Um exemplo desta linha tênue entre opinião e informação é uma coluna publicada na capa da edição de 15/12, escrita por David Leonhardt, analisando o debate sobre a reforma do sistema de saúde americano. O artigo, publicado dois dias depois de um juiz federal na Virginia derrubar uma cláusula central sobre a lei do sistema de saúde, atraiu reclamações de leitores. ‘Não deveria ter sido publicado na capa, pois perde o status de um jornal objetivo’, opinou a leitora Sheila Markin. Na opinião de Brisbane, as pessoas valorizam e confiam nos limites e ficam desconfortáveis quando eles não são respeitados.

Correria

Uma outra queixa constante refere-se às atualizações, correções e mudanças de matérias apenas na versão online – o que faz parecer que elas são completamente diferentes da versão impressa. Segundo Greg Brock, editor que administra as correções do diário, foram 3,5 mil erros no ano passado, em sua maioria falhas de digitação, de nomes, datas e fatos históricos. ‘Os principais motivos destes erros são a corrida contra o deadline, o fato de não conferir duas vezes, a confusão com as notas. Mas muito também se deve a confiar na pesquisa do Google’, explica Brock.

A velocidade também tem outros efeitos negativos. Jornalistas encarregados de alimentar o fluxo de notícias no site do jornal devem escrever, blogar, tuitar, atualizar o Facebook e, em alguns casos, moderar os comentários de leitores. Todos estes requisitos podem levar a mais erros e a situações de estresse. O NYTimes deve manter altos investimentos tanto na versão impressa quanto na online, o que gera pressão também pelos lucros.