O primeiro jornal exclusivo para iPad, batizado de The Daily (O Diário), será lançado pela News Corporation na próxima semana. Jornalistas já foram contratados e estão trabalhando em diversos escritórios nos EUA, incluindo Los Angeles e Nova York, noticia Ryan Nakashima [AP, 13/1/11].
O anúncio formal da publicação digital será feito em um evento no Museu de Arte Moderna de São Francisco no dia 19/1. Espera-se que Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, e Rupert Murdoch, CEO da News Corporation, estejam presentes. Até agora, não foram revelados detalhes sobre o projeto, como quanto ele custará ao leitor. A publicação é uma tentativa de Murdoch de reinventar o negócio do jornalismo, na medida em que os lucros com tiragem impressa e anúncios caem e não conseguem ser superados pelas vendas publicitárias crescentes das versões online dos veículos de comunicação.
Em uma conferência de investidores no mês passado, o diretor operacional da News Corporation, Chase Carey, lembrou que os custos de investimento para o iPad são limitados principalmente {a equipe editorial. Os jornais impressos, por sua vez, incluem custos com impressão e entrega. ‘Achamos que o tablet é uma experiência única. Você pode criar algo que tira vantagem desta experiência, das suas capacidades multimídia e tecnológica’, afirmou ele.
Jornais no tablet
Esta não é a primeira iniciativa digital da News Corporation. O site do Wall Street Journal cobra por seu conteúdo e tem hoje 450 mil assinantes eletrônicos, segundo o Audit Bureau of Circulations. A assinatura de iPad custa US$ 3,99 por semana, incluindo acesso ao site – não foi divulgado o número de assinantes, mas mais de um milhão de pessoas fizeram o download do aplicativo, que é gratuito, mas cujo acesso completo é restrito. No Reino Unido, desde julho do ano passado, o Times of London e o Sunday Times passaram a requerer pagamento para acesso a conteúdo.
Já o jornal New York Times oferece aos leitores uma versão gratuita para iPad. Instalado em 1,5 milhão de tablets, a assinatura deverá passar a ser cobrada ainda este ano. O USA Today conta com que seu aplicativo do iPad, instalado em 1,25 milhão de aparelhos, ajude a aumentar os lucros publicitários, que vêm caindo ao longo dos quatro últimos anos. O jornal não tem planos de cobrar dos usuários pelo conteúdo.