A saída do veterano âncora do telejornal noturno da rede americana NBC, Tom Brokaw, prevista para dezembro, parecia, a princípio, um fator que elevaria a audiência do programa. No entanto, como mostra The Wall Street Journal [8/7/04], o público do programa caiu 15% na atual temporada, que começou em setembro, em relação à anterior, na faixa etária de 25 a 54 anos. Com isso, o NBC Nightly News deixou de ser o líder de audiência no mês de maio, sendo ultrapassado por World News Tonight With Peter Jennings, da ABC, que perdeu 7 pontos percentuais. Maio é um mês em que a concorrência se acirra entre as emissoras de TV dos EUA, pois é quando se definem os novos preços da publicidade. Terceiro colocado na disputa, o CBS Evening News não registrou perda de público.
Não está claro o que fez Brokaw ser abandonado por uma parte dos telespectadores. Pode ser que sua saída iminente tenha estimulado as pessoas a já irem buscando novas opções. O presidente do jornalismo da CBS, Andrew Heyward, opina que a guerra no Iraque talvez tenha feito com que a audiência passasse a escolher o telejornal que assiste não pelo apresentador, mas pelas matérias mostradas. Isso faz algum sentido se observado que Peter Jennings, entre março e maio, fez 30 matérias em campo, enquanto Brokaw saiu do estúdio apenas duas vezes no mesmo período. Considerado especialista em assuntos internacionais, Jennings tem colecionado furos de reportagem nos últimos tempos.