A NBC e a Universal Sports decidiram investir pesado nas próximas Olimpíadas de Inverno, realizadas em Vancouver, no Canadá, em fevereiro de 2010. Nos 100 dias que precedem o início dos Jogos, será exibida uma programação especial com, no total, 1.250 horas de cobertura de esportes olímpicos. No dia 4 de novembro, o tema permeará toda a programação, com convidados especiais, comerciais temáticos e um espaço promocional sobre o evento com duração de um minuto no começo do horário nobre.
A programação intensiva será bem-vinda na medida em que a dinâmica de classificação dos atletas para os Jogos é complicada. A maior parte dos atletas nos EUA consegue se classificar não nas competições eliminatórias, mas com base no desempenho durante eventos nos meses antecedentes ao campeonato. ‘Estamos entusiasmados por sermos capazes de apresentar os atletas e eventos olímpicos enquanto eles se preparam para competir nos Jogos de Inverno’, afirma o presidente da NBC Olympics, Gary Zenkel. ‘É um processo confuso. A programação dará a oportunidade de colocarmos este assunto em contexto para o público interessado no evento’.
Trata-se da primeira iniciativa do gênero, possível graças à parceria das duas redes, firmada antes das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Alguns podem ver a programação especial como mais uma batalha na guerra entre a NBC e o Comitê Olímpico Americano, que atrasou os planos de lançar seu próprio canal de esportes olímpicos. O Comitê Olímpico Internacional tem contrato milionário de direitos de transmissão com a NBC, que comprou os direitos de exibição dos Jogos de Vancouver e de Londres, em 2012. Desde 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, a rede detém os direitos para transmissão nos EUA. Informações de Eddie Pells [AP, 26/10/09].