Embora as obras da nova sede do Newseum ainda estejam longe do fim, os curadores do museu americano dedicado ao jornalismo e à Primeira Emenda instalaram a primeira peça no local na semana passada. Trata-se da primeira unidade móvel para transmissão de notícias via satélite do mundo, que de tão grande teve de ser transportada por um guindaste e terá o prédio construído ao seu redor.
Segundo Carrie Christoffersen, curadora do museu, a unidade móvel CONUS 1, usada pela Hubbard Broadcasting e CONUS Communications, ajudou a transformar as emissoras de televisão locais em 1984, ao permitir que elas cobrissem matérias nacionais sem depender das principais redes de televisão. Quatro anos depois, dezenas de emissoras usaram um equipamento similar nas convenções da nomeação presidencial americana. Além da unidade móvel, os visitantes poderão ver, em uma das primeiras exposições do Newseum, um videofone via satélite da CNN e um vagão pré-Guerra Civil que permitia aos fotógrafos revelarem suas fotos no local.
Mudança e expansão
O Newseum funcionou de 1997 a 2002 em Arlington, na Virgínia, quando a Freedom Forum, instituição que o administra, decidiu construir novas instalações na Pennsylvania Avenue, perto do Capitólio, que abriga o Congresso americano em Washington. O projeto do complexo está orçado em US$ 400 milhões – com sete andares, ele terá três vezes mais espaço do que as instalações anteriores – e deverá ficar pronto em 2007.
‘As seções da redação interativa e de jornais antigos serão expandidas’, conta o porta-voz do Newseum, Michael Fetters. A Primeira Emenda será gravada em pedra para ser exposta na entrada do museu e o teatro promete proporcionar uma experiência em quatro dimensões, com assentos vibratórios em filmes como o sobre os relatos radiofônicos do legendário repórter da CBS Edward Murrow, que cobriu a batalha da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial. O sítio do museu apresenta as capas de jornais de todo o mundo atualizadas diariamente, além de uma visita virtual em 3D às futuras instalações. Informações de Brett Zongker [Associated Press, 16/3/06].