Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Newsweek à venda

A Washington Post Company anunciou, nesta quarta-feira [5/5], que pretende vender a revista de notícias semanal Newsweek. Segundo o presidente da companhia, Donald E. Graham, a publicação perdeu ‘dezenas de milhões’ de dólares nos últimos dois anos.


Graham, que foi a Nova York na manhã de quarta-feira para dar a notícia à equipe da revista, afirmou que decidiu torná-la pública para despertar o interesse de potenciais compradores. Ele afirmou que pretende fazer uma venda rápida e espera que o negócio esteja completo em alguns meses, e deixou claro que se trata de uma decisão estritamente econômica


A Newsweek, fundada em 1933, foi comprada pela Washington Post Company em 1961. No começo da década de 90, a revista tinha 3,14 milhões de assinantes nos EUA e Canadá. Hoje, este número é de 1,5 milhão. Em 2009, ela perdeu 28 milhões de dólares e, no ano anterior, 15,4 milhões. Sua receita caiu de 227,4 milhões em 2008 para 165,5 milhões no ano passado, por conta do declínio no número de anunciantes e assinaturas.


Reformas


No início de 2009, a revista passou por uma reforma gráfica e editorial, com direito a mais análises e ensaios assinados por figuras de peso, além da diminuição da circulação. Pelo visto, o resultado não foi o esperado. Segundo o professor Charles Whitaker, da Escola de Jornalismo Medill, da Universidade Northwestern, a refoma da Newsweek não foi ‘extrema’ o bastante. O mesmo aconteceu com o semanário americano Time. Se os dois títulos tivessem escolhido uma direção com clareza e a seguido, talvez conseguissem alcançar o sucesso, diz Whitaker. Pelo contrário, afirma o professor, elas tentaram se reiventar, mas não mudaram o suficiente. ‘Não acho que a Newsweek e a Time, nesta transformação, tiveram voz para conquistar a atenção das pessoas neste ambiente político extremamente polarizado em que vivemos hoje’.


Sobre o futuro da Newsweek, agora é preciso esperar alguns meses. Ou pelo menos alguns dias, caso algum interessado se manifeste. Graham deixou claro que, além do dinheiro, importa também o que o comprador fará da revista. ‘Teremos como critérios o futuro da Newsweek e o futuro das pessoas que trabalham aqui’, afirmou. Em artigo na Wired nesta quarta, Eliot Van Buskirk especula: ‘Será que o iPad pode salvar a Newsweek?’ Com um milhão dos tablets da Apple vendidos em um mês, ele sugere que ela possa virar um aplicativo pago. Nada de edição impressa, nada de site gratuito. Uma nova era, uma nova Newsweek. Com informações de Stephanie Clifford [New York Times, 5/5/10] e do site da Newsweek.