A empresa de pesquisa de mercado Nielsen//NetRatings anunciou esta semana o lançamento de um novo serviço de medição de público em sítios de internet. Se antes o ranking era feito com base em page views, ou seja, no número de páginas visitadas, agora as empresas poderão medir o tempo total que os usuários passam no domínio.
Com o aumento do número de internautas nos últimos anos, nasceram novos hábitos e tendências, como o crescimento da audiência a vídeos online e de novos recursos tecnológicos que permitem a atualização automática dos dados, sem necessidade de uma nova page view. O software Ajax é um exemplo de ferramenta usada por empresas como o Yahoo! para aumentar o grau de envolvimento do internauta – com ele, é possível atualizar informações em uma página de internet automaticamente, sem que seja preciso apertar um botão para recarregá-la.
Desta forma, cai o número de page views, mas o tempo gasto pelos usuários na rede aumenta. ‘Baseado em tudo que estamos observando, com o Ajax e vídeos online, percebemos que a melhor maneira de medir o tráfego de um sítio é através do total de minutos’, afirma Scott Ross, diretor de marketing de produtos da Nielsen.
Panorama
A companhia de pesquisa já mede o tempo médio gasto por visitante nos sítios, assim como o número médio de page views, mas irá começar a fornecer o tempo total e as páginas vistas de todos os visitantes. A idéia é dar a anunciantes, investidores e analistas um panorama mais amplo sobre a popularidade das páginas e o padrão de comportamento dos internautas diante dos sítios.
Para se ter uma idéia, ao medir por page views, a AOL fica em sexto lugar como sítio mais acessado dos EUA. Por total de minutos, ela detém o primeiro lugar, devido ao tempo gasto pelos usuários em seu software de mensagens instantâneas – são 25 bilhões de minutos com base nas informações coletadas em maio. Já o Google fica em quinto lugar, se for considerada a medição por tempo, pois a ferramenta de busca leva os usuários a respostas rápidas e links para outros sítios. Por page views, no entanto, o Google sobe para a terceira posição. Informações de Anick Jesdanun [AP, 9/7/07].