Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Noivado de príncipe provoca euforia midiática

O anúncio do noivado do príncipe William com a plebeia Kate Middleton, na semana passada, deixou a mídia no Reino Unido em polvorosa. Tanto a BBC News quanto a Sky News dedicaram toda sua programação ao casal logo após o anúncio oficial. A BBC1 chegou a entrar com plantão para dar aos telespectadores a boa nova. Quem, no entanto, conseguiu a primeira entrevista foi o editor político da ITV News, Tom Bradby, que é um ‘velho amigo’ do príncipe.

A BBC e a ITV também foram rápidas em anunciar documentários sobre os noivos. William&Kate, Um Noivado Real (tradução livre), apresentado por Sophie Raworth na BBC2, narra ‘a história de amor de um casal que, um dia, se tornará o mais famoso marido e mulher do mundo’. A ITV1 transmite a entrevista concedida a Bradby em um especial, enquanto a ITV2 exibe Kate&Wills: Uma História de Amor do Século 21 (tradução livre), com depoimentos de amigos da escola, da universidade e de especialistas em família real.

Apesar da euforia, os principais canais ainda relutam em discutir, em detalhes, os planos para a cobertura do casório. ‘A notícia de hoje será recebida com grande interesse e esperamos que possamos transmitir a cerimônia no Reino Unido e no mundo’, disse um porta-voz da BBC. ‘Se isso acontecer, não há dúvidas de que será uma das maiores audiências da história’.

Telespectadores atentos

As bodas dos pais de William, Charles e Diana, em 1981, foram assistidas por 28,4 milhões de pessoas na BBC1 e ITV; o funeral de Lady Di, 16 anos depois, teve audiência maior ainda: foi assistido por 32,1 milhões. Já o casamento de Charles com Camilla Parker Bowles, em 2005, teve apenas 6,2 milhões. Estima-se que o de William e Kate deva atrair cinco vezes mais público, ultrapassando a final da Copa do Mundo de 1966, com a seleção inglesa campeã e 32,3 milhões de telespectadores – o programa de TV mais assistido da história do Reino Unido. Tudo indica que o casamento dos dois, no ano que vem, deverá ganhar ainda mais atenção que a final do X Factor – programa de calouros que é sucesso absoluto no país. Além da cobertura televisiva, a festança real será a primeira pós-Twitter.

As comparações da imprensa e do público entre Kate e Diana são inevitáveis. Desde a semana passada, a futura princesa – que no passado amargou problemas com paparazzi – virou o principal alvo de observação dos jornais. Jornalistas especializados em cobrir a monarquia britânica alertam que, a partir de agora, tudo que ela fizer, vestir e comer será comentado e analisado. Com informações de John Plunkett [The Guardian, 16/11/10].