A revelação de que os diários americanos Newsday e Chicago Sun-Times vinham inflando seus números de circulação levou a analista de mercado do banco Merrill Lynch Lauren Rich Fine a levantar dúvidas sobre todo o mercado jornalístico dos EUA. ‘Nosso maior medo é que esses dois anúncios podem não ser incidentes isolados’, escreve num relatório.
Ela sugere que o sistema de aferição de circulação do Audit Bureau of Circulations pode não estar funcionando como deveria. Numa tentativa de acalmar anunciantes e investidores, a Tribune Company, dona do Newsday, resolveu fazer uma auditoria interna para verificar as circulações de seus 14 diários, entre os quais estão os importantes Los Angeles Times e Chicago Tribune. The Washington Post também anunciou que iria rever sua circulação.
Alguns anunciantes estão processando o Newsday, o Chicago Sun-Times e o diário hispânico Hoy, por terem pago anúncios para um leitorado que, na verdade, era menor do que os jornais prometiam. A promotoria pública americana também investiga o Newsday e o Hoy. Com informações do New York Post [22/6/04] e do Newsday [22/6/04].