O diário americano New York Times anunciou nesta quarta-feira (20/1) que pretende começar a cobrar aos leitores pelo acesso ao seu site a partir do início de 2011. Pelo plano do jornal, os internautas poderão ler um número determinado de artigos por mês; passando deste limite, serão convidados a pagar uma taxa pelo acesso ilimitado ao site. Assinantes do jornal impresso continuam a ter acesso ilimitado sem ter que pagar a mais por isso.
Apesar da certeza de que haverá cobrança, executivos do Times dizem que ainda não podem responder a questões básicas sobre o plano, como quanto custará a assinatura e qual será o limite de artigos gratuitos por mês. O site é, hoje, uma das mais populares páginas de jornais dos EUA, com mais de 17 milhões de leitores por mês, de acordo com dados do instituto de pesquisa Nielsen Online. A mudança para o lado pago da força deve ser acompanhada com atenção por outros veículos jornalísticos, que, ao mesmo tempo que sofrem com a queda de publicidade na rede nos últimos anos, temem perder os leitores se tentarem cobrar pelo conteúdo na internet.
Esta não é a primeira vez que o Times tenta adotar um modelo de notícias pagas na rede. Em 2005, o jornalão criou o programa Times Select, onde cobrava cerca de 50 dólares anuais pelo acesso a editoriais, colunas e artigos de arquivo. A iniciativa atraiu mais de 200 mil assinantes, mas o programa acabou eliminado dois anos depois – não só o número esperado de assinaturas não foi alcançado, como os colunistas começaram a se queixar por perder seus leitores. Agora, os executivos da companhia afirmam que a decisão de cobrar pelo conteúdo não é uma reação direta à queda publicitária, e sim uma estratégia de longo prazo para desenvolver um novo modelo de receita. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 21/1/10].