O grupo New York Times Co. anunciou, na terça-feira (20/9), a decisão de cortar 500 postos de trabalho – que equivalem a 1/4 de seu quadro de funcionários – a partir de outubro, com o objetivo de prosseguir com a política de redução de custos iniciada em maio deste ano. O The New York Times Media Group sofrerá 200 cortes, sendo 45 na redação do New York Times. No New England Media Group serão efetuadas cerca de 160 demissões, das quais 25 na redação do Boston Globe. São previstos ainda mais 80 cortes em jornais regionais e emissoras ligadas ao New York Times Co. em outros pontos dos EUA.
Em comunicado interno, o presidente do grupo, Arthur Sulzberger Jr., e a executiva-chefe Janet Robinson classificaram estas medidas de ‘prudentes’ face aos ‘contínuos desafios financeiros’ e às ‘perspectivas negativas para o resto do ano’, prometendo que as demissões serão negociadas com os sindicatos e que as obrigações contratuais serão respeitadas.
Janet afirmou que o grupo continua a se beneficiar com o crescimento de publicidade nas suas operações digitais, em especial com o sítio About.com, comprado em fevereiro. Ainda assim, os lucros com publicidade estão, de maneira geral, abaixo do esperado. Informações de Michele Gershberg, da Reuters [20/9/05].