O jornalista britânico Adrian Sudbury morreu em agosto, aos 27 anos, após 20 meses de luta contra a leucemia. Desde que descobriu que tinha a doença, Sudbury não se deixou abater. Pelo contrário, transformou seu problema em uma inspiradora campanha pela doação de sangue e medula óssea.
Esta semana, centenas de parentes, amigos e colegas do jornalista se reuniram em uma missa por sua memória na Catedral de Sheffield. Um amigo leu um discurso escrito por Sudbury onde ele brinca que espera que o comparecimento tenha sido grande, mas que isso já não importa mais. No texto, o jornalista afirma que todos estão ali para celebrar sua vida e para que se inspirem a continuar sua campanha por doações médicas e por um projeto de conscientização – para que as pessoas entendam como as doações são geralmente simples e indolores. O jornalista chegou a receber um transplante de medula, mas a doença voltou.
Carequinha
A luta de Sudbury ganhou destaque quando ele a expôs em um blog, que atraiu milhares de leitores fiéis ao longo dos meses. O repórter, que trabalhava no Huddersfield Examiner, em West Yorkshire, quando descobriu a leucemia, usou de todas as técnicas jornalísticas possíveis para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação.
Segundo os pais de Sudbury, Keith e Kay, o Baldy’s Blog (algo como Blog do Carequinha) voltou-se particularmente aos jovens. ‘O mais brilhante da campanha de Adrian é a simplicidade – a educação de jovens de 17 e 18 anos para que eles possam tomar decisões conscientes’, afirmou Keith. Kay leu, durante a missa, uma mensagem pessoal de Ed Balls, secretário de Estado para Crianças, Escolas e Famílias, que chamou seu filho de ‘verdadeira inspiração’ e lembrou que milhares de vidas podem ser salvas com a ajuda da campanha.
Em um vídeo apresentado na catedral, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou que Sudbury era ‘um grande homem que conseguiu muito em pouco tempo’. ‘Eu fiquei muito impressionado com sua coragem’, declarou o premiê. Os textos do blog de Sudbury foram reunidos em um livro, o Baldy’s Book, e todos os lucros com as vendas serão repassados para o Fundo Anthony Nolan, que atua no combate à leucemia. Com informações de Martin Wainwright [Guardian.co.uk, 16/10/08].