Dois estudantes de cinema conseguiram enganar milhares de pessoas de uma só vez na República Tcheca. O objetivo? Inventar uma mentira para ver até onde ela poderia chegar. O resultado? Um documentário.
Filip Remunda e Vit Klusak persuadiram agências de publicidade e relações públicas, designers gráficos, autores de jingles, gráficas e até psicólogos renomados a os ajudarem a criar uma campanha de marketing anunciando o maior e mais barato hipermercado já visto em Praga.
Atraídas por panfletos e cartazes, mais de mil pessoas compareceram à inauguração da grande loja, e deram de cara com uma tenda de lona sobre um palanque em um terreno vazio.
Os documentaristas filmaram tudo, e o resultado está no filme Cesky Sem (O Sonho Tcheco), que leva o mesmo nome do falso hipermercado. A brincadeira ocupou as manchetes dos principais jornais do país por dias e alimentou debates sobre o consumismo exacerbado da era pós-comunista.
Segundo artigo da Economist [7/8/04], a população tcheca passou a questionar de quem era a responsabilidade pelo êxito da ‘pegadinha’ – de quem a arquitetou ou de quem se deixou ser levado por ela sem questionamentos. Surpreendentemente, muitos tchecos puseram a culpa em si próprios – e foram fazer suas compras em outro lugar.