Barack Obama, presidente eleito dos EUA, nomeou, no fim da semana passada, a equipe que comandará o setor de comunicação e relação com a imprensa na Casa Branca. Como já era previsto, o assessor Robert Gibbs, que acompanhou o político no Senado e na campanha presidencial, será o porta-voz do governo. Dan Pfeiffer, que também participou da campanha como assessor de imprensa, foi nomeado vice-diretor de comunicação. Ellen Moran, diretora-executiva de um grupo que promove candidatas democratas, será diretora de comunicação.
Pfeiffer, que entrou na equipe de Obama em janeiro de 2007, coordena hoje o setor de comunicação da equipe de transição. Ele é casado com Sarah Feinberg, assessora de longa data do ex-deputado Rahm Emmanuel, nomeado chefe de Gabinete do novo presidente. ‘Estas pessoas terão papéis essenciais e trarão a experiência necessária para ajudar nosso governo a levar prosperidade e segurança à população americana’, afirmou Obama em declaração divulgada após o anúncio.
O presidente eleito, que assume o cargo em 20/1, tem passado as últimas semanas escolhendo sua equipe. Além de Emmanuel, já foram nomeados o conselheiro especial Gregory Craig, o secretário do Tesouro Timothy Geithner e Lawrence Summers, que dirigirá o Conselho Econômico Nacional. No fim de semana, notícias na imprensa internacional davam conta de que Obama deverá escolher a senadora Hillary Clinton, com quem disputou a candidatura à presidência dentro do partido democrata, como secretária de Estado. Informações de Edwin Chen e Kim Chipman [Bloomberg, 22/11/08].