O Ofcom, órgão regulatório de telecomunicações no Reino Unido, anunciou que revisará como os anúncios de TV são comprados e vendidos e se o mercado publicitário está operando de maneira eficiente neste setor. A ação poderá resultar em uma investigação da Comissão de Competição. “A revisão estabelecerá se o modo como os anúncios de TV são atualmente vendidos e comprados evita, restringe ou deturpa a competição, e se isto tem um efeito nocivo aos consumidores”, afirmou o órgão, em declaração.
O Ofcom disse já ter identificado diversas áreas potenciais de preocupação no mercado de mais de US$ 6 bilhões, como transparência de preço, prática de vender anúncios em pacote e modelo de negócios que não muda há 20 anos. Mesmo reconhecendo que estes pontos sejam motivos de preocupação, o órgão afirmou que a investigação pode determinar que eles são os melhores modos de se lidar com publicidade na TV. “Embora as vendas em pacote possam reduzir a transparência de preços, geralmente oferecem mais flexibilidade para anunciantes e emissoras”.
Para David Lancefield, consultor da PricewaterhouseCoopers, a revisão pode criar um bom momento para mudar estes pontos. “O desafio será chegar ao equilíbrio, fazendo a consideração cuidadosa de assuntos complexos e reconhecimento do ritmo de mudanças da indústria. O resultado pode modelar o cenário midiático – na TV comercial e na mídia de maneira mais ampla”, opinou. Informações de Jonathan Russell [Telegraph, 10/6/11].