Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Onda de livros sobre Hillary Clinton

A personalidade e trajetória da ex-primeira-dama americana e senadora pelo estado de Nova York Hillary Clinton por si só já despertam grande interesse no público. Além disso, segundo especuladores, ela é o nome favorito à nomeação democrata para as eleições presidenciais de 2008. Com todos estes elementos a seu favor, o mercado literário dos EUA coloca à disposição dos curiosos uma onda de novos títulos e relançamentos sobre uma das figuras mais polarizadas no cenário político americano.

Tiro pela culatra

O primeiro deles foi lançado na semana passada: The truth about Hillary: What she knew, when she knew it, and how far she´ll go to become President (A verdade sobre Hillary: o que ela sabia, quando soube, e até onde pode chegar para se tornar presidente), de Edward Klein, foi publicado pela Sentinel – selo conservador da editora Penguin. O release parece mostrar que o livro tem como objetivo prejudicar as chances de Hillary na disputa à presidência pelo Partido Democrata. Os críticos, no entanto, o consideram uma tentativa frustrada de manchar a imagem de Hillary. De acordo com a revista britânica Economist [23/6/05], Klein usa métodos questionáveis para descrever a ex-primeira-dama como trapaceira, mentirosa e traiçoeira e chega a ser repugnante ao insinuar que ela seria lésbica e que teria sido violentada sexualmente pelo marido.

O New York Times [24/6/05] reporta que o livro foi criticado até pela imprensa conservadora, surpreendendo o autor e a editora. Klein acredita que muitos conservadores estão preocupados que uma forte crítica declarada a Hillary transforme-a em vítima, fortalecendo-a. Este foi o argumento levantado por Peggy Noonan, em sua coluna na página editorial do Wall Street Journal, onde descreve o livro como mal escrito e mal apurado. O New York Post e o canal conservador Fox News também se mostraram contrários à publicação. O livro saiu com uma edição de 350 mil exemplares e já estava no quinto lugar da lista de best-sellers da livraria virtual Amazon no dia de seu lançamento.

De carona em sua popularidade

Em julho, será lançado American Evita: Hillary Clinton´s path to power (Evita americana: o caminho de Hillary Clinton ao poder), de Chistopher Andersen, em versão de bolso. Em agosto, a Regan Books lança Condi vs. Hillary: The Next Great Presidential Race (Condi vs. Hillary: a próxima grande disputa presidencial), escrito por Dick Morris, ex-conselheiro de Bill Clinton, e Eileen McGann, no qual são traçadas as tendências que podem levar à disputa política do século, entre Hillary e a secretária de Estado do governo Bush, Condoleezza Rice. Em conjunto com o livro, será relançado em versão de bolso o livro Because He Could (Porque ele podia), lançado no ano passado por Morris e Eileen em resposta ao livro de memórias My Life (Minha vida), escrito por Bill Clinton.

Morris também é o autor de Rewriting History (História reescrita), em resposta à autobiografia de Hillary, Living History (História viva), de 2003. Pela mesma editora, será lançado o livro The Case for Hillary Clinton (O caso pró-Hillary Clinton), de Susan Estrich, em contrapartida ao livro The Case against Hillary Clinton (O caso contra Hillary Clinton), da proeminente colunista conservadora Peggy Noonan. Com informações de Carol Memmott [USA Today, 14/6/05].